domingo, 14 de agosto de 2011

Família Egg





Os dados aqui apresentados são referentes à família Egg da Áustria, família esta que imigrou para a Colônia austríaca do Tyrol, localizada no município de Santa Leopoldina no Estado do Espírito Santo. Esta é a família de minha avó materna; vovó Adélia.

Eles chegaram ao Espírito Santo em Agosto de 1859, e a travessia do oceano fora feita a bordo do navio Erbprinz Friedrich August, e o embarque em Hamburg-Alemanha.

Inicialmente a família era composta por:

1 - Joseph Egg chefe de 1824-Gries, Tyrol-Áustria casado com Genofeva Kofler de 1835-Gries, Tyrol-Áustria;

Joseph Egg filho de 1859-Gries, Tyrol-Áustria;

e mais dois agregados;

Após o desembarque em Vitória, os imigrantes subiam o rio Santa Maria até a localidade de Cachoeiro de Santa Leopoldina, de onde eram encaminhados para os devidos locais de colonização.

Gries é uma pequenina cidade situada em meio aos alpes no sul do Tyrol austríaco.

Os tyroleses estão entre as primeiras levas de imigrantes a colonizarem a região, sofreram o isolamento social, médico e educacional. Como consequência o dialeto original foi preservado, nascendo desta irônica coincidência poliglotas analfabetos como minha avó Adélia que falava o tyrolês (dialeto de sua família), alemão (língua usada na igreja de seu esposo), pomerano (dialeto predominante na região) e o português na comunicação externa.

Fotos de Gries-Áustria

Cópia do contrato de 1859

Dados:

IMPORTANTE: ter Egg, não significa ser da mesma família ou ter as mesmas origens. Este sobrenome é um sobrenome de raiz germânica o que levou pessoas distintas entre si a adotarem o mesmo sobrenome. Os dados apresentados, não refere-se a um grupo familiar específico e sim ao sobrenome EGG genericamente falando.

Gries, Tirol-Áustria

Fotos do Vilarejo de Gries nos Alpes tiroleses Austríacos, cidade de origem da família de minha avó materna.