Orígens

Os atuais Vandersee ou Wandersee possuem suas mais remotas raízes nos séculos XIV e XV em meio às antigas tribos e clãs germânicos da época. Acredita-se, que o sobrenome Vandersee tenha sido adotado por alemães que viviam na antiga Remânia, mais precisamente na fronteira com a atual Bélgica, sendo passado aos filhos através de casamentos inter-raciais. Contudo, foi no século XVII que a antiga Província da Pomerânia foi aberta à colonização germânica em um intenso processo de germanização. Logo, para esta região se locomoveram alemães de várias partes da atual Alemanha, holandeses e também dinamarqueses.

As origens mais remotas conhecidas deste sobrenome encontram-se no território da antiga Província da Pomerânia, registradas especialmente nas igrejas luteranas de Groß Dübsow e Quackenburg, ambas no sul do distrito de Stolp.
A maior parte dos Vandersee identificados até então, tinham sua remotas origens em Stolp e seus arredores como Lauemburg, Schlawe, Bütow e Rummelsburg. Porém devido a migrações internas, várias pessoas com este sobrenome também viveram em outras regiões como Wollin, ou fora da Pomerânia como por exemplo em Brandemburg.

É importante frisar que, após a segunda guerra mundial, a região onde habitaram a maior parte dos Vandersee, fora cedida à Polônia. Porém, isso não significa que nossos antepassados tenham se tornado poloneses, eram alemães, alemães pomeranos. E foi justamente por serem alemães, que, 99,9% das pessoas com este sobrenome foram expulsas da região neste período, e logo após a guerra, os poucos remanescentes se transferiram para outras regiões da Alemanha ou de outros países.

Link's relacionados:

Tradição preservada:

- Dialeto pomerano

- Casamento pomerano

Outros:

- A história da Pomerânia

- Livro Ribeiro Limpo