domingo, 14 de agosto de 2011

Família Egg





Os dados aqui apresentados são referentes à família Egg da Áustria, família esta que imigrou para a Colônia austríaca do Tyrol, localizada no município de Santa Leopoldina no Estado do Espírito Santo. Esta é a família de minha avó materna; vovó Adélia.

Eles chegaram ao Espírito Santo em Agosto de 1859, e a travessia do oceano fora feita a bordo do navio Erbprinz Friedrich August, e o embarque em Hamburg-Alemanha.

Inicialmente a família era composta por:

1 - Joseph Egg chefe de 1824-Gries, Tyrol-Áustria casado com Genofeva Kofler de 1835-Gries, Tyrol-Áustria;

Joseph Egg filho de 1859-Gries, Tyrol-Áustria;

e mais dois agregados;

Após o desembarque em Vitória, os imigrantes subiam o rio Santa Maria até a localidade de Cachoeiro de Santa Leopoldina, de onde eram encaminhados para os devidos locais de colonização.

Gries é uma pequenina cidade situada em meio aos alpes no sul do Tyrol austríaco.

Os tyroleses estão entre as primeiras levas de imigrantes a colonizarem a região, sofreram o isolamento social, médico e educacional. Como consequência o dialeto original foi preservado, nascendo desta irônica coincidência poliglotas analfabetos como minha avó Adélia que falava o tyrolês (dialeto de sua família), alemão (língua usada na igreja de seu esposo), pomerano (dialeto predominante na região) e o português na comunicação externa.

Fotos de Gries-Áustria

Cópia do contrato de 1859

Dados:

IMPORTANTE: ter Egg, não significa ser da mesma família ou ter as mesmas origens. Este sobrenome é um sobrenome de raiz germânica o que levou pessoas distintas entre si a adotarem o mesmo sobrenome. Os dados apresentados, não refere-se a um grupo familiar específico e sim ao sobrenome EGG genericamente falando.

7 comentários:

  1. Olha, poucas vezes vi um blog tão singular como o seu. Que belíssimo trabalho de pesquisa você faz aqui. Seguindo com certeza!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sandro, acho que tudo o que fazemos com amor reflete algo bom. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você teria alguma informação da família Egg que veio para Minas Gerais?

      Excluir
  3. Minha vó Joana Ferreira egg,filha de Carlota egg,e neta de Domingos egg,ela dizia que era descendente de alemães,as informações que tenho não são muinto concretas,apurei que saíram da colônia do espírito santo,e vieram para Belo vale e posteriormente entre Rios de Minas,lagoa dourada,e outras regiões,se alguém do espírito santo tiver alguma informação ficarei muinto grato,"será se eles são descendentes de Josep egg e jenovefa kofler ""32 999756891

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo tudo bem? Então, dous descendente de Joseph Egg, mas ele nunca foi casado com Genovefa Kofler. Apesar de constar essa informaçao na listagem de desembarque. Ele teve um total de 4 filhos com minha antepassada (ps. na Áustria ficou sua primeira esposa e possiveis outros filhos), os filhos dele com minha antepassada foram Joseph, Franz, Emilie e Clemenz. Se seus Egg descendem dele a única possibilidade é por Franz que é o ramo que pesquisei menos.

      Você já fez o teste de DNA por ancestralidade?

      Excluir
  4. Bom dia tudo bem?te agradeço muinto pelas informações,aqui em Minas gerais precisamente,na região das vertentes,l dourada,entre rios de Minas,conselheiro Lafaiete,e etc,t várias famílias c este sobrenome,inclusive a minha,não temos a certeza,de onde viemos,as informações que tenho e que vieram do espírito santo,Santa Maria do Prata,ou leopdina,não sabemos ao certo,fico muinto grato com sua atenção,e suas imformacoes,Robert v spllare fica aí o meu zape,facilita a comunicação!!32 99756891

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, me perdoa o atraso em responder, mas a pandemia de facto alterou tudo em nossas vidas. Me envie um email para genealogias@hotmail.com.br com os nomes que vc tem, sou um dos pesquisadores que se dedica muito à colonia de Santa Leopoldina, na esperança de pode poder te ajudar. Abraço e desculpa a demora.

      Excluir